Postado em 23/01/2019

Serviço de Inspeção Municipal volta a ser executado nos municípios do Consórcio Portal do Sertão

Neste mês de janeiro, o Serviço de Inspeção Municipal- SIM volta a ser implantado nos municípios consorciados. O secretário executivo, Noel Barbosa, os médicos veterinários e técnicos do Programa, Marina Dantas e Maurício Mascarenhas, se reuniram, na última segunda-feira (21), com o coordenador geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB) de Feira de Santana, Aurino Júnior, para discutir ações do SIM em alinhamento com o Serviço de Inspeção Estadual.

O serviço público de inspeção é responsável pela realização da prévia fiscalização industrial e sanitária de todos dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis. Este serviço, visando promover a saúde pública e a segurança alimentar, inclui o abate de animais e seus produtos, o pescado, leite, ovos, mel e seus derivados.

Marina Dantas, veterinária e técnica do projeto, destaca a expectativa na retomada das atividades nos municípios. “O objetivo é dar continuidade ao processo de certificação das agroindústrias do território, principalmente aquelas cujo processo já foi iniciado. E buscar também, formas de comércio entre os municípios do mesmo território através de uma legislação específica”, enfatiza.