Postado em 21/02/2019

O problema dos resíduos sólidos nos municípios é discutido em reunião na sede do Consórcio Portal do Sertão

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (21), com secretários de administração e finanças e representantes ligados à pasta que trata dos resíduos sólidos nos municípios consorciados, o secretário executivo do Consórcio Portal do Sertão, Noel Barbosa, junto com a equipe de projetos, discutiu ações para resolver o problema dos resíduos sólidos nos municípios, o objetivo é encontrar soluções que sejam viáveis para cada um.

Os representantes dos municípios de: São Gonçalo dos Campos; Amélia Rodrigues; Santo Estêvão; Ipecaetá; Anguera; Terra Nova; Teodoro Sampaio; Conceição do Jacuípe; Conceição da Feira; Antônio Cardoso; Santa Bárbara; Santanópolis; Coração de Maria e Irará; relataram as principais necessidades e dificuldades dos seus municípios.

A reunião teve como principais pontos, a discussão sobre alternativas para uma gestão regionalizada dos resíduos sólidos, em quê os municípios, de forma integrada, consigam destinar adequadamente os seus resíduos. De maneira que atenda as questões econômicas, sociais e ambientais.

O secretário executivo, Noel Barbosa, faz um balanço sobre o encontro. “Nossa meta hoje foi, definir a solução técnica e financeiramente viável, capaz de dar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos no Território Portal do Sertão. Tendo em vista as limitações financeiras de cada município, o nosso desafio agora, é buscar a melhor tecnologia, com o menor custo possível”, enfatizou.