Postado em 11/04/2019

Consórcio Portal do Sertão marca presença no lançamento do projeto “Nossa Santa Bárbara Sustentável” parceria do município com a ONU

Na manhã da última quarta-feira (10), o município de Santa Bárbara deu um importante passo no que se refere à sustentabilidade, com o lançamento do projeto: "Nossa Santa Bárbara Sustentável", e tem como objetivo, cumprir metas estipuladas pela agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). O secretário executivo do Consórcio Portal do Sertão, Noel Barbosa, marcou presença no evento, que teve também a participação do prefeito do município, Jailson Costa, representante da ONU, Frederico Lacerda, representantes do Estado, além da comunidade e estudantes do Centro Educacional São José.

Em 2015, os países tiveram a oportunidade de adotar a nova agenda de desenvolvimento sustentável e chegar a um acordo global sobre a mudança climática. A agenda 2030 é um plano de ação que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

O representante territorial da ONU na Bahia, Frederico Lacerda, chama à atenção sobre o mundo estar entrando em colapso. “Essa agenda é urgente, a gente depende do equilíbrio desse ecossistema. O mundo não está acabando o que está acabando é a humanidade, e nós temos a consciência de que estamos causando um dano não só ao planeta, mas também a outras espécies e a nós mesmos”, alertou Lacerda.

Para o prefeito Jailson Costa, a iniciativa é um marco para a cidade e espera que essa atitude estimule outros municípios a se dedicarem a pauta da sustentabilidade. “Hoje é o dia de sensibilizar que a gente só melhora se todo mundo se unir e fizer acontecer. Atingimos mundo, e a presença de todos, reforça isso. Temos aqui hoje o representante da ONU, Frederico, nosso amigo Noel, do Consórcio Portal do Sertão, que é um parceiro importante e que já vem propondo mudanças também, como é o caso da substituição dos lixões para aterros, que é um dos objetivos a serem cumpridos por nós. E eu espero que o presidente Rogério, possa sensibilizar outros municípios do Consórcio a seguir na linha da sustentabilidade. Nós já demos o passo inicial”, destaca o prefeito.

Noel Barbosa destaca que levar ações como esta para todo o território, é essencial. "Um dos principais objetivos do Consórcio Portal do Sertão, é desenvolver políticas públicas que visem o desenvolvimento sustentável nos nossos 16 municípios consorciados. E hoje, Santa Bárbara dá um passo importante nessa questão da sustentabilidade, pode e deve servir de exemplo para outros municípios”, pontua.