Postado em 12/04/2019

Caravana do Serviço de Inspeção Municipal chega ao Território Portal do Sertão

A parceria entre o Consórcio Portal do Sertão e a Companhia de Desenvolvimentos Rural e Ação Regional – CAR trouxe a Caravana do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), ao Território Portal do Sertão. Na manhã desta sexta-feira (12), o secretário executivo, Noel Barbosa, os técnicos do SIM e representantes da CAR, se reuniram na Pousada Central em Feira de Santana, com secretários de agricultura dos municípios consorciados e donos de abatedouros de aves, para tratar da situação atual e detalhada desses abatedouros, bem como fazer um levantamento total sobre esses empreendimentos.

Os veterinários e técnicos do SIM, Marina Dantas e Maurício Mascarenhas, apresentaram as principais dificuldades encontradas nas visitas que realizaram nos municípios, e puderam esclarecer todas as dúvidas sobre o caminho necessário para que os mesmos possam se adequar às normas do SIM.

“Foi um evento bastante produtivo. Apresentamos as ações do SIM consorciado e enfatizamos a necessidade da adequação dos pequenos abatedouros. Além de, mais uma vez, reafirmarmos a parceria com os órgãos estaduais no intuito de orientar e esclarecer os donos de estabelecimentos” aponta Marina, coordenadora e técnica do Programa no Consórcio Portal do Sertão.

O diretor da CAR, Wilson Dias, destaca que o objetivo do encontro era “estreitar as estratégias e ações, para implantação e fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal e agroindústria familiar. Estamos dando um passo de cada vez”.

Para o secretário executivo Noel Barbosa, o evento foi bastante produtivo. “Conseguimos saber das principais demandas de cada um aqui hoje, foi um debate saudável e bastante proveitoso. O Consórcio vai continuar atuando nos municípios e a nossa principal meta é adequar esses empreendimentos, de modo que eles estejam aptos atuar em todo o território”, frisa Noel.

Estiveram presentes ainda, o deputado federal, Zé Neto, e o coordenador geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB) de Feira de Santana, Aurino Júnior.