Postado em 06/06/2019

Plano Regionalizado de Saneamento Básico chega à sua fase final

O Plano Regionalizado de Saneamento Básico, convênio de cooperação técnica, firmado pelo Consórcio Portal do Sertão, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SHIS), com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA), está na sua fase final, cerca de 90% concluído.

O Plano é um instrumento que consolida os Planos Municipais, já elaborados pelo Consórcio Portal do Sertão, e facilita a captação de recursos para obras de infraestrutura em saneamento no âmbito federal, melhora a capacidade de gestão e fiscalização dos órgãos competentes, projeta a implantação da gestão compartilhada de resíduos sólidos, qualifica a prestação de serviço e permite a compatibilização de tarifas e taxas regionalmente. Os 16 municípios consorciados serão beneficiados, são eles: São Gonçalo dos Campos, Terra Nova, Santo Estevão, Coração de Maria, Anguera, Água Fria, Antônio Cardoso, Irará, Ipecaetá, Santa Bárbara, Santanópolis, Conceição da Feira, Teodoro Sampaio, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e Tanquinho.

O coordenador do Plano, Leandro Leal, explica as etapas que foram executadas até agora. “O Plano Regional foi dividido em etapas, que contemplam o diagnóstico, prognóstico, programas, projetos, ações e um plano de execução, com recursos a serem investidos e metas de curto médio e longo prazo. Para subsidiar isso, tivemos que retornar aos municípios. Fizemos visitas, atualizamos as informações, mapeamos todos os lixões existentes e com um trabalho bastante árduo a gente conseguiu nosso objetivo. Estamos com cerca de 90% concluído, só falta uns ajustes finais e formatação”, conclui Leandro.