Postado em 18/12/2020

Assembleia Geral Ordinária de 2020

A nossa última Assembleia Geral Ordinária de 2020 foi realizada nesta sexta – feira (18), de forma virtual, através de videoconferência em decorrência das dificuldades e limitações impostas pela pandemia de Covid-19. A reunião foi conduzida pelo Presidente do Consórcio e Prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa, e pelo Secretário Executivo do Consórcio Público Portal do Sertão Noel Barbosa.

Na abertura da assembleia, os prefeitos e seus representantes fizeram um minuto de silêncio pela morte do prefeito de Conceição da Feira, Raimundo da Cruz Bastos (PSD) e a primeira-dama da cidade, Elba Rejane Silva.

Na oportunidade, dentre os assuntos abordados foram discutidos os projetos que já estão em execução, bem como a aprovação do orçamento para 2021 e qual a perspectiva e novos planos para o ano que se inicia. O secretario executivo citou a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA com o Consórcio por meio do Serviço de Inspeção Municipal - SIM “Nós fomos selecionados, dentre os 52 consórcios do país para ser acompanhado pelo MAPA, para assim, termos as condições necessárias para adesão ao SISBI, um exemplo prático é Gilberto do abatedouro de codornas, no município de Coração de Maria, antes do apoio do Consórcio ele abatia cerca de duas mil codornas e atualmente ele atinge cerca de quatro mil ao dia, e com a capacitação do MAPA, em breve ele poderá comercializar no âmbito nacional”, pontuou Noel Barbosa.

Além disso, fizeram parte da pauta as benfeitorias ocasionadas nos municípios consorciados a partir dos projetos de Gestão Ambiental Compartilhada – GAC, Cisternas e Requalificação de Aguadas, entre os demais. Foi apresentado também o andamento do Projeto Executar, que objetiva atender as demandas para construção, recuperação, reforma ou ampliação dos equipamentos públicos.

Além das pautas dos projetos que compõe o Consórcio, a assembleia contou com um momento muito emocionante, com as falas de alguns dos gestores municipais que estão deixando as prefeituras atuais.

“Quero aproveitar para parabenizar mais uma vez a exposição de Noel representando nosso consórcio, dizendo da alegria e satisfação em contar com o seu trabalho Rogério, como presidente do Consórcio e desaconselho a qualquer gestor pensar em deixar de participar do consórcio, pois ele é instrumento de fortalecimento de ampliação de corpo no sentido da disputa por recursos e no sentindo de buscar respeitabilidade política com os outros entes da federação” apontou o Prefeito de Santa Bárbara Jailson Costa.

Finalizando a assembleia o Presidente Rogério Costa agradeceu a todos pela presença. “Agradecendo a Deus por estarmos aqui, ainda que nesse momento de pandemia, vivendo essas incertezas todas, mas nós procuramos viver o amor ao próximo, a cuidar do próximo e a cuidar de vidas”, agradeceu o Presidente Rogério Costa.

Além do prefeito de Santa Bárbara Jailson Costa. Participaram também representando os prefeitos, o chefe de gabinete de São Gonçalo Jilmar Lucas, o chefe de gabinete de Coração de Maria Sandro Oliveira, o secretário de administração de Berimbau de Elenon Ferreira e a secretaria de agricultura de Ipecaetá Tânia Carvalho.