nossas
redes

Facebook Flickr Instagram

notícia

Postado em 27/05/2021

Consórcio Portal do Sertão realiza reunião para tratar sobre o Turismo no Território Portal do Sertão

O Consórcio Portal do Sertão promoveu na manhã desta quarta-feira (26) uma reunião no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC de Feira de Santana, com a participação de representantes dos municípios consorciados, para dialogarem sobre o Turismo no Território Portal do Sertão. 

 

A mesa do evento foi formada pelo Secretário Executivo do Consórcio Portal do Sertão, Noel Barbosa, pelo Diretor de Regulação de Serviços Turísticos da Secretária de Turismo do Estado da Bahia (SETUR), Divaldo Borges, pela Vice-prefeita e Secretária de Agricultura, Pesca, Meio Ambiente e Turismo do município de Conceição da Feira, Marlene Marques, pela Coordenadora de Planejamento do município de Santo Estevão, Eliene Venas, pelo Presidente da Câmara Técnica Caminhos do Sertão, Getúlio Andrade, pelo Coordenador de Comunicação do Instituto Diamantes da Bahia, Jocélio Lima, e pela Gestora do SENAC, Angélica Dias.

 

O objetivo da reunião foi apresentar a ideia e o potencial para o turismo no Território Portal do Sertão, e definir as estratégias de ação em conjunto com os municípios consorciados. Foi apresentado na reunião as tratativas sobre a realidade turística local, e os requisitos para que os municípios elaborem o Plano Municipal de Turismo e possam fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro.

 

O Diretor de Regulação de Serviços Turísticos da SETUR, Divaldo Borges, falou sobre a sua alegria em estar participando da reunião “Ao longo dos meus 25 anos de turismo, eu nunca tive a oportunidade de participar de uma reunião de Consórcio. O Portal do Sertão hoje sai a frente de consórcios já consolidados. Parabenizo pela iniciativa! E fico muito lisonjeado de estar presente. O que queremos é que o turismo do Portal do Sertão, seja um diferencial, não só para a Bahia, mas para o Brasil.”

 

A Vice Prefeita do Município de Conceição da Feira, falou um pouco sobre seu sentimento ao fim da reunião “Foi um evento que trouxe mais esperança para uma temática que não era discutida. Saio entusiasmada para convencer as pessoas sobre a importância de fazermos essa politica territorial na questão do turismo.”

 

Ao final do evento, ficou encaminhado que os representantes levassem a pauta da reunião para os Prefeitos dos municípios, e ficou pré-agendado uma segunda reunião para que as discussões sobre o turismo fossem continuadas.

 

“Foi uma reunião muito produtiva, e que teve uma junção de forças do Consórcio Portal do Sertão e da Câmara Técnica Caminhos do Sertão, para conversar sobre o turismo no território [Portal do Sertão], e no final todos sairão ganhando.” Expressou o Presidente da Câmara Técnica Caminhos do Sertão.

 

Estiveram presentes representantes dos municípios de Amélia Rodrigues, Água Fria, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Santa Bárbara, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Terra Nova, e Teodoro Sampaio.