Postado em 28/10/2021

Consórcio Portal do Sertão realizou evento para tratar sobre as estratégias do Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia

O Consórcio Portal do Sertão, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o munícipio de Coração de Maria, realizou na manhã de ontem (27), uma reunião com os secretários de agricultura dos municípios consorciados e com órgãos do estado, para tratar sobre a estratégia Parceria mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia.

A mesa do evento foi formada pelo Presidente do Consórcio Portal do Sertão, Rogério Costa, pelo Prefeito de Coração de Maria, Kley Lima, pelo Secretário de Agricultura do município, Joelson Silva, pela Prefeita de Antônio Cardoso, Maria Bastos, o Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, a Coordenadora Executiva da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Camila Batista, o Superintendente da Agricultura Familiar (SUAF), Vinicius Videira, e o Coordenador Executivo de Pesquisa, Inovação, Extensão Tecnológica, José Tosato.

O Diretor Presidente da CAR, Wilson Dias, apresentou a estratégia cujo o objetivo é promover a integração das ações do Governo do Estado, com prefeituras municipais, Consórcios Públicos, e demais parceiros do poder público, para fortalecer, estruturar e consolidar sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar.

“Nós queremos aumentar a parceria com os municípios e dar passos para descentralizar as políticas públicas e poder realizar cada vez mais ações para agricultura familiar. Então, quanto mais os municípios estiverem com seus grupos produtivos locais organizados, e as equipes técnicas formadas, para a execução da assistência técnica e extensão rural (Ater), para planejar a produção, mais ações poderão ser realizadas” Falou Wilson Dias.

O Presidente do Consórcio, Rogério Costa, destacou a importância da realização do evento e da parceria com a SDR, “No Território Portal do Sertão existe uma potencialidade enorme para seu fortalecimento. [...] O que nós estamos fazendo aqui é um esforço conjunto, para garantir o futuro de muita gente, das gerações vindouras, com todas as intercambialidades, e não dá para fazer sozinho, sem um trabalho em equipe”

Ainda na reunião, o Secretário Executivo do Consórcio Portal do Sertão, Noel Barbosa, explanou sobre os ajustes finais para o início da execução do projeto de Requalificação de Aguadas.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Amélia Rodrigues, Água Fria, Anguera, Antônio Cardoso, Coração de Maria, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Tanquinho, Terra Nova, e Teodoro Sampaio.

Na oportunidade, o Diretor Presidente da CAR, acompanhado do Secretário Executivo do Consórcio, e dos Médicos Veterinários do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizaram a visita em dois empreendimentos certificados pelo SIM no município de Conceição do Jacuípe, o Abatedouro de Frangos e a Unidade de Beneficiamento de Produtos Cárneos.