Postado em 27/03/2015

Na manhã desta sexta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Tanquinho ocorreu a solenidade de entrega de 250 certificados referente ao cadastro dos imóveis dos agricultores familiares do município. A ação faz parte do Programa CEFIR – Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), executado pelo Consórcio Portal do Sertão em parceria com a Prefeitura Municipal.

O CEFIR é um registro eletrônico, de natureza declaratória e obrigatória para todos os imóveis rurais. O seu principal objetivo é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do Estado. É um instrumento que garante a regularidade ambiental dos imóveis, valorizando a propriedade e possibilitando a obtenção de crédito agrícola nas instituições financeiras.

Na ocasião, o prefeito, Jorge Flamarion, destacou os trabalhos desenvolvidos pelo Consórcio e anunciou a implantação de mais tecnologias sociais no município. Também enfatizou a importância da água e alertou sobre necessidade do seu consumo de forma consciente. “A água é um bem precioso e devemos nos conscientizar, é preciso racionalizar o seu uso para o bem da humanidade,” disse Flamarion. O secretário executivo do Consórcio Portal do Sertão, Daniel Moreira, pontuou as ações implantadas pelo Consórcio em parceria com a prefeitura e o governo do estado. “A efetivação do controle das atividades florestais é essencial e obrigatório para os proprietários rurais do Estado da Bahia. O Consórcio Portal do Sertão vem, por meio da sua equipe técnica especializada, implantando este serviço nos municípios consorciados sendo possível monitorar e fornecer informações importantes dos imóveis rurais do território”, explicou Moreira.

Estiveram presentes na solenidade, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Alvin; o presidente da Câmara de Vereadores, Djalma Moreira; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Edna Santos; além dos agricultores contemplados.