nossas
redes

Facebook Instagram WhatsApp

notícia

Postado em 17/03/2015

O Consórcio Portal do Sertão, através do Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) realizou, na última terça-feira (17/03), no auditório da UEFS, o I Workshop de Gestão Ambiental Compartilhada do Território Portal do Sertão.  O evento apresentou como objetivo ampliar a discussão sobre a gestão ambiental compartilhada na Bahia. 

A programação ocorreu durante todo o dia e teve como destaque os palestrantes Ricardo Azevedo, coordenador do Programa GAC da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA); Karinny Guedes, promotora do Ministério Público no que compete a gestão ambiental; Anderson Souza, técnico do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEMA);  Adriana Silva e Diego Lima, técnicos do GAC do Consórcio Portal do Sertão. Atividades interativas como Mesa Redonda e Estudos de Caso também fizeram parte da programação, além da abertura de espaço para discussões e encaminhamentos.

Na oportunidade, estiveram presentes o presidente do Consórcio Portal do Sertão e prefeito do município de Irará Derivaldo Pinto; o secretário executivo do Portal Daniel Moreira; Annette Killmer , especialista sênior em recursos naturais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID);  Kitty Tavares, diretora de Estudos Avançados de Meio Ambiente da SEMA;  Murilo Figueredo, diretor de Estudos Ambientais da SEMA ; Tiago Xavier, diretor de planejamento territorial da Secretaria do Planejamento (SEPLAN); além dos secretários dos municípios do território, técnicos e estudantes da área de gestão ambiental.

Sobre o GAC

O Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada atende à diretriz do Governo do Estado de apoio à descentralização da gestão pública do meio ambiente, e tem como principal objetivo apoiar os municípios baianos para adequação de suas estruturas municipais de meio ambiente. O Consócio Portal do Sertão em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA está desenvolvendo ações de orientação e acompanhamento aos municípios, para que os mesmos adequem sua legislação e criem as estruturas necessárias para a Gestão Ambiental Compartilhada.

Texto e Foto: Maryana Carvalho/ ASCOM Consórcio Portal do Sertão