nossas
redes

Facebook Flickr Instagram

notícia

Postado em 10/07/2019

Plano Regionalizado e Planos Municipais de Saneamento Básico já são realidades no Território Portal do Sertão

O Plano Regionalizado de Saneamento Básico foi apresentado e entregue em uma solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da Embasa de Feira de Santana. O evento reuniu autoridades municipais e do estado e mostrou a grandiosidade e importância do Plano, que além de ser o primeiro no Estado da Bahia, é um importante instrumento na implementação da política de saneamento básico, reforçando os investimentos nos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.

O evento reuniu o Presidente do Consórcio Portal do Sertão e prefeito de Santo Estêvão, Rogério Costa, o secretário da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SHIS), Leonardo Góes, o presidente da Embasa, Rogério Cedraz e o diretor da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA), Walter Oliveira, além dos prefeitos: José Florin (Santanópolis), Luedosn Soares (Tanquinho), Paulo Falcão (Amélia Rodrigues), Jailson Costa (Santa Bábara), Juscelino Souza (Irará), a prefeita Suéder Silva (Ipecaetá) e o vice-prefeito, Evilásio Vieira (Teodoro Sampaio). Estiveram presentes também representantes: da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, da Secretaria de Relações Institucionais – SERIN, a Federação dos Consórcios Públicos da Bahia - FecBahia, da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), da Funasa, Secretaria de Planejamento do Estado – SEPLAN, da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, do Colegiado de Desenvolvimento Territorial, secretários dos municípios consorciados e demais autoridades políticas.

O presidente do Consórcio Portal do Sertão e prefeito de Santo Estêvão, Rogério Costa, destacou o empenho da equipe e o apoio dos prefeitos. “Eu fico feliz e agradeço a parceria com os prefeitos do Portal do Sertão, que confiaram e acreditaram na oportunidade de juntos construirmos os Planos municipais, que nos permite hoje, estarmos entregando o Plano Regionalizado de Saneamento Básico, o primeiro na Bahia, que visa melhorar a qualidade de vida nos nossos municípios”.

O secretário da Sihs, Leonardo Góes, explica que o serviço de saneamento básico passa a ser mais eficiente se tratado de forma regionalizada. “A lei sancionada pelo Governador no mês passado, que é a regionalização e a divisão do estado em microrregiões de saneamento básico, possibilitará o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas para o serviço no âmbito regional”.

Para o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, o serviço vai melhorar com o Plano Regionalizado. “Quero parabenizar todas as prefeituras envolvidas neste processo e que fazem parte do Consórcio. O Plano vai englobar quatro vertentes importantíssimas para todos os municípios, que são as partes de água, esgoto, resíduos sólidos e a parte de drenagem. Ele vai fazer com que os investimentos que venham a ser feitos, sejam muito mais eficientes e tragam mais resultados”, pontua Cedraz.