nossas
redes

Facebook Instagram WhatsApp

notícia

Postado em 05/08/2015

Na localidade de Mata Grande, município de Santa Bárbara, a vida no campo melhorou para o senhor Edielson de Jesus Carvalho. Com a Cisterna Calçadão que recebeu, ele aumentou sua renda e trabalha de forma autônoma, beneficiando a sua pequena propriedade a partir da produção de hortaliças agroecológicas.

“Antes da Cisterna a gente trabalhava para os outros, fazendo diária cuidando de pastos na região. Hoje nós produzimos hortaliças orgânicas que são vendidas em Santa Bárbara e até em Lamarão e Serrinha”, relatou o agricultor Edielson, mais conhecido como Vei.

Com a chuva na região e a capacidade de armazenamento de 54 mil litros de água na cisterna, o produtor comemora a garantia hídrica para atravessar a estiagem que pode aparecer. “Estou aqui com a cisterna cheia. Antes a gente pagava até R$150 por um caminhão de água. É outra vida! Tem dias que fico por aqui cuidando que nem vejo o tempo passar”, resumiu Edielson, que planta três tipos de alface, pimentão, repolho, cebolinha, couve-flor, entre outras hortaliças sem uso de agroquímicos.

Novas Tecnologias para a Convivência com a seca (Segunda Água)

O Programa Segunda Água, é uma iniciativa do Programa Água para Todos, que compõe o Plano Brasil sem Miséria, concebido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o qual está sendo executado pela FATRES e monitorado pelo Consórcio Portal do Sertão.  

O Projeto Cisternas tem como objetivo utilizar a água das chuvas, e outras fontes hídricas locais, a partir da implementação de tecnologias sociais voltadas à produção de alimentos e geração de renda para agricultores e agricultoras familiares dos municípios que compõem o Consórcio Portal do Sertão. As Famílias são beneficiadas através da construção de cisternas calçadão, com capacidade para armazenar 54 mil litros de água; barreiros trincheira e barragens subterrâneas.

 

 Texto e Foto: Yuri Oliveira / ASCOM Consórcio Portal do Sertão