nossas
redes

Facebook Flickr Instagram

notícia

Postado em 13/12/2019

Assembleia do Consórcio Portal do Sertão reúne prefeitos e secretários

Nesta quinta-feira (12) foi realizada a Assembleia do Consórcio Portal do Sertão. O presidente e prefeito de Santo Estêvão, Rogério Costa, deu boas-vindas aos prefeitos e secretários presentes e destacou a importância da política de consórcios. Participaram do encontro os prefeitos Antônio Mário (Antônio Cardoso), Manoel Alves (Água Fria), José Florin (Santanópolis), Paulo Falcão (Amélia Rodrigues), Fernando Bispo (Anguera), a prefeita Marineide Soares (Terra Nova), além dos representantes dos municípios de Santa Bárbara, a secretária Ariana da Silva, de Conceição do Jacuípe, o secretário de administração e finanças, Manoel Elenon e de Irará, o secretário de agriculcura e meio ambiente, Reinaldo Barbosa, O secretário executivo, Noel Barbosa, fez um resumo dos projetos que estão sendo executados pelo Consórcio atualmente, bem como, apresentou os projetos e propostas que já foram encaminhados para o Governo do Estado.

Um desses projetos é o de compras compartilhadas, uma iniciativa que possibilita ao poder público fazer aquisições a custos muito mais baixos. O presidente, Rogério Costa, destaca os benefícios que a proposta pode trazer.

“A questão das compras compartilhadas nós percebemos a importância de colocar esse item na pauta, visto quê anunciaram a licitação dos medicamentos e que tem um rebate de aproximadamente 40%. Se conseguirmos trazer para dentro do nosso Consórcio, fazendo uma redução nos custos das compras, os recursos que sobrarem poderão ser investidos em outras áreas, fortalecendo cada vez mais a gestão de cada município. Então é esse o fator positivo, determinante de um Consórcio, que é fazer de forma conjunta as ações que visem melhorar a vida de todos”. O prefeito de Amélia Rodrigues, Paulo Falcão, reforça também a possibilidade da proposta se estender para compras de materiais de escritório, limpeza, entre outros.

Outro ponto importante da reunião foi o planejamento financeiro de 2020. E na oportunidade os prefeitos reafirmaram o compromisso com o Consórcio. A prefeita do município de Terra Nova, Marineide Soares, destaca como positivo a parceria com o Consórcio.

 “Eu agradeço a oportunidade de ter Terra Nova no Consórcio Portal do Sertão, que nasceu a partir da minha gestão, em 2017efetivamente. Me sinto feliz e realizada com essa parceria que vem nos ajudando bastante e eu tenho certeza que com o Portal do Sertão a gente vai conseguir dá um avanço maior na nossa cidade. As pessoas cobram muito a parte de pavimentação asfástica, então vamos trabalhar para fortalecer cada vez mais a ação no nosso município”, destaca a prefeita.

Manoel Alves, prefeito de Água fria, também destacou os benefícios da parceria com o Consórcio. “O final desse ano de 2019 foi muito produtivo no que diz respeito às ações do Consórcio Portal do Sertão e o importante é que, diante dessa reunião, a gente extraiu que 2020 vai ser muito mais proveitoso. Então, quero parabenizar a equipe do Portal do Sertão, pela intensa responsabilidade que está tendo com os municípios e dizer que os frutos estão vindo. Isso é uma satisfação enorme”, pontua.