nossas
redes

Facebook Flickr Instagram

notícia

Postado em 26/08/2021

3ª Conferência de ATER do Território Portal do Sertão foi realizada nesta quarta-feira (25)

Ocorreu nesta quarta-feira (25) a 3ª Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural do Território Portal do Sertão, a partir de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER).

A Conferência contou com a participação de representantes da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, de assentados de reforma agrária e suas organizações, assim como representantes das prefeituras dos municípios consorciados.

O Secretário Executivo do Consórcio Portal do Sertão, Noel Barbosa, também participou da Conferência, assim como o Deputado Federal Zé Neto, e representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), do Instituto Federal da Bahia (IFBA), do Fórum Baiano de Agricultura Familiar, e do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Portal do Sertão (CODETER).

“Em nome do nosso Presidente, Rogério Costa, quero parabenizar pela discussão e organização do evento. E gostaria de pontuar que o Consórcio tem um proposta com o Governo do Estado para executar o ATER, e já contamos com 23 técnicos selecionados para atuar, o nosso objetivo é contribuir para que a ATER funcione de forma mais efetiva para os nossos agricultores.” Falou Noel Barbosa, Secretário Executivo do Consórcio Portal do Sertão.

O evento foi dividido em dois momentos, um primeiro onde foi apresentado as ações da BAHIATER e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que beneficiam os agricultores familiares. E no segundo momento onde os 3 Eixos Temáticos foram discutidos, e foi realizada a eleição dos Delegados para a Conferência Estadual.

O Deputado Federal Zé Neto pontuou que “Temos sim grandes desafios, e precisamos aprimorar estes diálogos sobre os movimentos sociais, e principalmente estes sobre as pessoas que produzem nos campos. Estas reunião são fundamentais para que tenhamos um projeto de desenvolvimento.”

“É uma satisfação estarmos participando desta conferência, estamos na terceira edição, apesar da forma diferente, é um momento de extrema importância.” Falou Edilza Reis.