nossas
redes

Facebook Flickr Instagram

notícia

Postado em 05/05/2022

I Seminário de Cultura do Território Portal do Sertão é realizado

O Consórcio Portal do Sertão, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, e com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT/BA), realizaram nesta quarta-feira (04) o I Seminário de Cultura do Território Portal do Sertão, onde foi debatido a Constituição dos Sistemas Municipais de Cultura.

A abertura oficial do evento foi realizada pela Poetisa Barbarense, Helane Miranda, que declamou um poema de sua autoria.
A mesa do evento foi formada pelo Prefeito do Município, Edifrancio Oliveira, pelo Vice Prefeito, Jacó Lopes, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Anailton Camões, pelo Secretário Executivo do Consórcio, Noel Barbosa, pela Secretária Municipal de Cultura, Cláudia Silva, pela Superintendente de Desenvolvimento Territorial de Cultura da SECULT/BA, Ana Teixeira, e pela Diretora Territorial de Cultura, Amanda Cunha.

O Prefeito Edifrancio Oliveira falou sobre a importância do momento “Falar de cultura é importante para nós, e nada mais justo do que o Consórcio Portal do Sertão puxar essa discussão justo aos municípios. Sabemos que a cultura não se resume apenas aos Festejos Juninos, vai muito além disso. Precisamos valorizar e resgatar a cultura do nosso Território.”, expressou.

O Coordenador de Sistemas de Projetos Especiais da SECULT/BA, Pablo Amorim, apresentou as palestras “Composição dos Sistemas Municipais de Cultura e seus respectivos elementos constitutivos” e “Orientação para Elaboração do Plano Municipal de Cultura”.

No intervalo para almoço, os participantes do Seminário puderam prestigiar um pouco da Cultura Gastronômica de Santa Bárbara, ao som da Apresentação do Forró Pé de Moita. O encerramento oficial do evento ficou por conta da manifestação dos grupos de Samba de Roda Recanto da Chica e Dois Coqueiros.

“Foi um dia maravilhoso, o município e o Consórcio nos receberam muito bem. Foi um dia muito cheio de alegria, foi uma honra.” Concluiu Ana Teixeira, Superintendente de Desenvolvimento Territorial de Cultura da SECULT/BA.