Postado em 04/07/2023

Certificacão do SIM da Queijaria e Fazenda Licurizal em Santanópolis

Nesta terça-feira (04), o Consórcio Portal do Sertão, em parceria com a Prefeitura de @pmssantanopolis, por meio da Secretaria de Agricultura, certificou a Queijaria e Fazenda Licurizal (@queijariaefazendalicurizal) com a atividade de Unidade de Beneficiamento de Leite e Derivados. Vale ressaltar que o queijo coalho produzido por eles já conquistou o título de campeão no Mundial do Queijo Brasil em 2022.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) desempenha um papel fundamental para os agricultores familiares ao regular a inspeção e fiscalização das agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal em âmbito territorial. Por meio da certificação proporcionada pelo SIM, esses agricultores têm a oportunidade de novos mercados.

O convênio do SIM é fomentado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (@sdrbahia), por intermédio da Companhia de Ação Regional (@carbahia_ ). Essa parceria se torna essencial para impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, ao promover a qualidade e a segurança alimentar dos produtos oriundos desse segmento.

Ao obter a certificação do SIM, os agricultores familiares podem usufruir de diversos benefícios. Primeiramente, a inspeção sanitária garante a qualidade e a segurança dos alimentos produzidos, proporcionando confiança aos consumidores. Além disso, a certificação também abre portas para novas oportunidades de comercialização, fortalecendo a economia local e gerando renda para as famílias rurais. Por meio do SIM, os agricultores familiares podem agregar valor aos seus produtos, conquistando novos clientes e alcançando preços mais justos.

É importante ressaltar que o SIM não apenas garante a qualidade dos produtos, mas também promove a valorização dos agricultores familiares. Ao regulamentar a atividade agroindustrial, o serviço contribui para a formalização e o reconhecimento desses produtores, elevando sua posição no mercado e promovendo a sustentabilidade.