Postado em 14/07/2023

Queijaria certificada pelo SIM, conquistou duas medalhas de prata no VI Prêmio Queijo Brasil .

A Queijaria e Fazenda Licurizal, certificada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do Consórcio Portal do Sertão, conquistou duas medalhas de prata no VI Prêmio Queijo Brasil com os Queijos Coração do Massapê: um com queijo coalho e outro com queijo banhado de frutas silvestres e mofado.

Segundo o produtor João Campos, "somos a primeira queijaria legalizada da família, na terceira geração de queijeiros. Também fomos a primeira unidade de beneficiamento de leite regularizada no município de Santanópolis. Participar dessa importante premiação e ganhar a prata é muito significativo. Em 2022, ganhamos Ouro no Mundial. No próximo ano, iremos em busca do ouro no Prêmio Queijo Brasil. Santanópolis está no mapa do queijo artesanal brasileiro."

Os queijos produzidos na Bahia se destacaram no VI Prêmio Queijo Brasil, um evento nacional, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, na última semana. O evento premiou os melhores queijos produzidos no país, incluindo 36 fabricados no Estado, que conquistaram 4 medalhas de ouro, 10 de prata e 22 de bronze. Você pode encontrar os produtos premiados no Mercado do Rio Vermelho (MRV), gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

O presidente do Consórcio, João de Furão, destaca a importância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para os pequenos produtores. “Ao saírem da informalidade e obterem a certificação do SIM, eles garantem não apenas a qualidade dos produtos, mas também conquistam dignidade e melhores oportunidades de comercialização. Isso, por sua vez, contribui para a geração de empregos e aumento da renda.”

O SIM é uma estratégia do Governo do Estado executada pela SDR, em colaboração com os consórcios. Por meio dessa parceria, os consórcios públicos, com o apoio da CAR, estruturam o SIM e coordenam as equipes técnicas dos consórcios. Até o momento, já certificamos cinco agroindústrias: um abatedouro de codornas em Coração de Maria, uma unidade de beneficiamento de produtos cárneos e carnes em Conceição do Jacuípe, um abatedouro de aves em Conceição do Jacuípe, uma unidade de beneficiamento de mel em Coração de Maria e uma unidade de beneficiamento de leite e derivados em Santanópolis.

Para aderir ao serviço, os representantes dos empreendimentos devem procurar o consórcio ou as secretarias de Agricultura dos municípios onde a Lei do SIM já foi aprovada.