Postado em 01/11/2017

PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO DO TERRITÓRIO PORTAL DO SERTÃO SÃO DISCUTIDOS EM WORKSHOP.

Na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro, o Consórcio Portal do Sertão realizou o 1º Workshop de Saneamento Básico do Consórcio, o referido evento ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC), em Feira de Santana e foi transmitido ao vivo pelo Núcleo de Estudos sobre Consórcios de Saneamento - NECSAN. O Workshop teve como finalidade a apresentação das ações que estão sendo realizadas para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) dos 16 municípios consorciados e o estabelecimento de um debate sobre a sua importância enquanto política publica.

Na oportunidade foram discutidos aspectos referentes a importância dos Planos Municipais de Saneamento Básico, seus avanços e desafios. Foi estabelecido também um debate importantíssimo acerca da responsabilidade do poder público, da população dos respectivos municípios e do território, com vistas a construção de parcerias e estratégias que possibilitem a captação de recursos por meio de programas ou fontes de financiamento que possam garantir a execução dos planos.
O Presidente do Consórcio Portal do Sertão e Prefeito de Santo Estevão – Rogério Costa, ressaltou a importância da troca de experiências e destacou: “Estamos tratando dos Planos de Saneamento Básico para os municípios consorciados, numa iniciativa de garantir a prestação dos serviços com qualidade e sustentabilidade.”

O evento teve como palestrantes: o professor PhD Luiz Roberto Moraes (UFBA); a professora PhD Patrícia Campos Borja que explanaram sobre o tema “Importância e Desafios dos Planos Municipais de Saneamento Básico” e o Promotor de Justiça do Ministério Público, Dr. Augusto César C. de Matos que tratou sobre o tema “Responsabilidade do Poder Público”.
Estiveram presentes os prefeitos: Paulo César Falcão (Amélia Rodrigues), Antônio Mário Rodrigues (Antônio Cardoso), Raimundo Bastos (Conceição da Feira), Sueder Santana (Ipecaetá), Juscelino Souza dos Santos (Irará), Jailson Costa dos Santos (Santa Bárbara), José Carlos da Silva (São Gonçalo do Campos) e Luedson Soares (Tanquinho), o vice-prefeito Eduardo Vinhas (Terra Nova) e o vice-prefeito de Teodoro Sampaio, Evilasio. Estivem presentes também o Deputado Estadual, Zé Neto, representes da Funasa, Embasa, Inema, Seplan, secretários de meio ambiente e agricultura do municípios, dentre outras autoridades políticas.

Ao final o Presidente Agradeceu a presença do Deputado Zé Neto, que na oportunidade, citou a importância do projeto e reforçou o seu apoio para o desenvolvimento do mesmo, bem como, das demais ações do Consórcio, o Presidente Rogério agradeceu também aos prefeito, vereadores, secretários municipais e demais autoridades políticas presentes ou representadas por participarem e tornarem 1º Workshop de Saneamento Básico do Consórcio um sucesso.