Postado em 15/06/2015

Com o objetivo de aperfeiçoar a qualificação dos seus colaboradores, o Consórcio Portal do Sertão vem realizando, na sede, ciclo de qualificações. Na última sexta-feira (12), foi abordado o tema “Política Territorial do Estado da Bahia”, pelo coordenador  de Desenvolvimento Territorial da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia - SEPLAN, Marcelo Rocha.

Na oportunidade foi contextualizado a complexidade do conceito de Território, seus aspectos e dimensões sociais, bem como o desenvolvimento de construção de políticas públicas territoriais no estado da Bahia. De acordo com Marcelo Rocha, o estado tem avançado na política territorial, na medida em que vem sendo promovido um processo de construção de participação social e de relação entre as representações dos segmentos da sociedade civil e os Poderes Públicos federal, estadual e municipal, por meio de representações institucionais como o Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial - CEDETER e os Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável - CODETERs.

Outro fator destacado foi à importância da política de Consórcios Públicos nos territórios.“Os Consórcios vem exercendo um papel atuante, eles estão dentro dos territórios,como instrumentos de cooperação para o desenvolvimento de articulação e integração das políticas públicas e ações governamentais visando à melhoria da qualidade de vida da população.”, concluiu Rocha.

A iniciativa faz parte de um processo integrado a uma estratégia de socialização, a fim de consolidar a troca de saberes e o aperfeiçoamento da qualificação dos colaboradores envolvidos.

Texto e Foto: Maryana Carvalho/ ASCOM Consórcio Portal do Sertão