Postado em 06/07/2015

Professores e funcionários da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta segunda-feira (06), na Escola Municipal Rubem Carneiro da Silva, da solenidade onde foi assinada a Ordem de Serviço que autoriza a implantação de tecnologias sociais nas escolas do município de Água Fria. Serão construídas 23 Cisternas de 52 mil litros, voltadas para o consumo humano. A ação faz parte do Projeto Cisternas nas Escolas, uma iniciativa do Programa Água para Todos, que compõe o Plano Brasil sem Miséria, concebido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Consórcio Portal do Sertão, FATRES (entidade executora) e a Prefeitura Municipal.

O evento promovido pela Secretaria de Educação, contou com a presença do prefeito Vanjo Desidério que destacou a importância do trabalho realizado em parceria com o Consórcio Portal do Sertão. “O Consórcio vem captando investimentos significativos para o nosso município. A implementação de políticas públicas que beneficiam o homem do campo é um exemplo. Agora o investimento será aplicado nas Escolas. Água é fonte de vida, a implantação das tecnologias sociais será utilizada para além da limpeza e produção de alimentos, será uma forma de garantir uma merenda escolar de qualidade e estimular o desenvolvimento de ações educativas aos alunos”, afirmou Vanjo. O secretário de Educação, Miguel Lima, ressaltou a importância do Projeto como alternativa para amenizar o problema da escassez de água, além de viabilizar e fortalecer ações educativas. “Das 23 escolas municipais, apenas uma desenvolve a atividade “Horta Escolar, Canteiros Sustentáveis”, ação desenvolvida pela secretaria, justamente pela dificuldade em ter acesso à água. Neste sentido, visualizamos com o Projeto Cisternas nas Escolas, a possibilidade de ampliar a atividade que irá fortalecer principalmente o aluno do campo, que estará desenvolvendo atividades do seu cotidiano, e a merenda escolar, pois muitos alimentos serão produzidos na própria Escola, por meio dos alunos. É um programa que veio somar, fortalecer o desenvolvimento das atividades da secretária”. Explica Djenane Carneiro, assessora técnica da Secretaria de Educação.

Na oportunidade estiveram presentes o secretário de agricultura Marivaldo Almeida, o vereador Josevan Reis, a representante do Conselho de Alimentação Escolar, professora Ana Lúcia Suzart, o coordenador do Projeto Cisternas nas Escolas Idelmário Duarte, o secretário executivo do Portal do Sertão Daniel Moreira, além de representantes da rede municipal de ensino e da sociedade civil. É importante ressaltar que a meta do Programa é Universalizar o acesso e o uso da água para populações carentes não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso. O Projeto Cisternas nas Escolas propõe a implementação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano ou para a produção de hortas em escolas municipais da zona rural do Semiárido brasileiro. Ao todo serão implantadas 280 cisternas, distribuídas nas Escolas Municipais dos 14 municípios consorciados.

Texto e Foto: Maryana Carvalho/ ASCOM Consórcio Portal do Sertão