Postado em 23/07/2015

Dando continuidade aos trabalhos para cessão das máquinas do extinto Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA) se reuniu com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, para alinhar os detalhes do acordo de cooperação técnica, a ser assinado pelo governador Rui Costa , transferindo aos consórcios as máquinas para recuperação de estradas.

Após ouvir os prefeitos e presidentes de consórcios presentes, o secretário informou que é uma prioridade do Governo da Bahia repassar as primeiras máquinas aos dez consórcios públicos contemplados, inaugurando um novo modelo de gestão. “Vamos fazer esta experiência com os consórcios públicos, cedendo máquinas e estrutura de pessoal do extinto Derba a estas estruturas que tem acumulado experiência na execução de serviços públicos”.

Ao lado de 10 prefeitos/presidentes de consórcios presente na reunião, o presidente da FECBAHIA, Osni Cardoso, defendeu a municipalidade, apresentando ao secretário as dificuldades enfrentadas pelos entes federados e a necessidade de ajuda financeira do Estado para manutenção das máquinas. “É uma honra perceber o valor que o governador está dando aos consórcios públicos, e o papel que nós teremos após o recebimento das máquinas, porém existe uma preocupação das prefeituras quanto à manutenção dos equipamentos que chegam”, avaliou.

Segundo o secretário os consórcios não são obrigados a aceitar as máquinas, se isto não for do interesse da autarquia. “Não pretendemos passar o ônus aos municípios, mas sim experimentar um modelo de gestão mais eficiente, utilizando a expertise e capilaridade dos consórcios. Se os municípios não conseguirem absorver a demanda, é tranquilamente possível voltar atrás”, ressaltou.

O governador assina o acordo de cooperação técnica na próxima terça-feira (28). A expectativa é que os consórcios possam, no futuro, ter acesso a recursos para manutenção da patrulha mecanizada e apoio estrutural para a recuperação de estradas vicinais e estaduais não asfaltadas da Bahia.