Postado em 28/05/2019

Consórcio Portal do Sertão participa de evento realizado pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial

O Consórcio Portal do Sertão participou, na manhã desta terça-feira (28), de um encontro promovido pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial - CODETER, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar, em Feira de Santana. O secretário executivo, Noel Barbosa, explicou todas as ações que são desenvolvidas pelo Consórcio Portal do Sertão, nos 16 municípios consorciados.

Foram apresentadas, pela ex-coordenadora, Dinorah Lobo, também, as atividades do CODETER. Foi apresentado também, o Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), que é uma estratégia do Banco do Nordeste e visa contribuir com o desenvolvimento territorial e local, por meio de organização, fortalecimento e elevação das atividades econômicas da região.

Na ocasião, ocorreu a eleição da nova coordenação e o conselho fiscal do CODETER.  Que ficou da seguinte forma:

Coordenação Geral: Conceição Borges/CATRUFS

Coordenação Administrativa e Financeira - Marlene Marques/Sindicato Rural de Conceição da Feira

Coordenação de Política Rural: Rui/Bahiater

Coordenação de Política Pública Urbana: Gerinaldo Lima/Cáritas

Secretaria Executiva: Manuela Terra Nova/Associação de Santanópolis

Suplente do Núcleo Diretivo: Dinorah Lobo/CEDITER

Do Conselho Fiscal

1° Titular: Mara/EFA Irará

2° Titular: Eliene Venas/Prefeitura de Santo Estêvão

3° Titular: Henrique/IFBA

1° Suplente: Ana Glécia/MOC

2° Suplente: José Raimundo/UEFS

3° Suplente: Adriana/Sintrafs Feira de Santana

Foram definidas também, as 10 Câmaras Técnicas que discutirão sobre: agricultura familiar, cultura, economia solidária, educação, juventude, meio ambiente, questões agrárias e assistência social, no Território.

O secretário executivo Noel Barbosa, reiterou o compromisso do Consórcio em continuar atuando junto ao Colegiado, com o objetivo de fortalecer os projetos e as políticas públicas no Território Portal do Sertão.

Participaram do encontro, representantes dos municípios de Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Coração de Maria, Santo Estêvão, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Irará, Santa Bárbara e Feira de Santana.