nossas
redes

Facebook Instagram WhatsApp

notícia

Postado em 03/09/2015

Através do Núcleo de Projetos, o Consórcio Portal do Sertão assessora sindicatos e associações comunitárias dos municípios consorciados para concorrência aos editais do Bahia Produtiva, programa do governo do estado que através da CAR busca financiar subprojetos de investimentos socioprodutivos, aumentando a integração ao mercado, as receitas líquidas e a segurança alimentar dos beneficiários nos 27 territórios de identidade.

Em Conceição da Feira, a conversa aconteceu com associações que trabalham com a mandiocultura e o artesanato. Estiveram presentes na reunião sindicatos, associações comunitárias e o poder público municipal. Para Edinalva Jesus, da Associação Comunitária Rural Pedro Amorim, esta orientação é importante para ampliar as possibilidades de aprovação no edital. “De todos os itens do edital, nos interessamos pela cozinha comunitária, pois com ela a gente pode ampliar a fabricação do beijú, bolo e outros produtos que nós fazemos a partir da mandioca”. Estiveram

A intenção é mobilizar associações de todos os municípios consorciados para o lançamento da manifestação de interesse, seguindo as cadeias produtivas mais próximas a realidade de cada localidade. “O objetivo é alinhar a proposta com a atividade potencial de cada associação, para que a gente aumente as chances de ter o projeto aprovado”, avaliou George Leal, integrante do Núcleo de Projetos do Consórcio.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conceição da Feira, Marlene Marques, o Bahia Produtiva se tornou um sonho possível, pois com a criação da SDR, a agricultura familiar está sendo vista com outros olhos. “Vemos a boa vontade com os pequenos produtores e a perspectiva de um campo sustentável. O Bahia Produtiva é uma proposta maravilhosa, pois este já vem com o projeto pronto, uma demanda antiga das associações que não tem condições de bancar alguém que o faça”, relatou.

 

Texto e Foto: Yuri Oliveira / Ascom CDS Portal do Sertão