Postado em 07/04/2022

III Workshop de Gestão Ambiental Compartilhada do Território Portal do Sertão é realizado em Ipecaetá

O Consórcio Portal do Sertão, em parceria com o município de Ipecaetá e com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), realizou nesta quarta-feira (06) o III Workshop de Gestão Ambiental Compartilhada do Território Portal do Sertão.

O seminário teve como objetivo disponibilizar informações e debater os avanços e estratégias de fortalecimento da Gestão Ambiental dos municípios no Território, com vistas a implantação da Política de Educação Ambiental.

A mesa do evento foi formada pelo Prefeito de Ipecaetá, Júnior Piaggio, pelo Presidente do Consórcio e Prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa, pela Vice Prefeita de Conceição da Feira, Marlene Marques, pelo Representante da Câmara de Vereadores de Ipecaetá, Nélio Santana, pela Diretora de Meio Ambiente de Ipecaetá, Lidiane Gomes, pela representante da SEMA, Kitty Tavares, e pelo Secretário Executivo do Consórcio, Noel Barbosa.

O Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Jesus Delgado, apresentou a palestra “Bases Filosóficas e Universais da Gestão Ambiental Municipal: basta de adiamento”. Contamos também com uma mesa redonda mediada pela Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Bárbara, Cibele Cedraz, que reuniu a representante da SEMA, Kitty Tavares, o Procurador Jurídico de Teodoro Sampaio, Arthur Sampaio, e a Engenheira Sanitarista e Ambiental do Consórcio, Zenite Carvalho, para debaterem sobre “A competência do município na política ambiental”.

O encerramento do III Workshop de Gestão Ambiental Compartilhada do Território Portal do Sertão foi realizado com a palestra da Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Zanna Rodrigues, que abordou o tema “Estruturação da Educação Ambiental no Município”.

O evento contou a presença de representantes de Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Ipecaetá, Santanópolis, Santo Estevão, Santa Bárbara, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.