Postado em 16/02/2016

Consórcio Portal do Sertão participa da Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural do Território

Com o tema Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Agroecologia e Alimentos Saudáveis, acontece nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17), a 2ª Conferência Territorial de ATER do Portal do Sertão, no município de Feira de Santana.

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o evento reúne agentes públicos, técnicos, conselheiros municipais, dirigentes, representantes de entidades, movimentos e organizações sociais que atuam na promoção do desenvolvimento rural, assistência técnica e extensão rural, com o objetivo de debater as estratégias e ações prioritárias para promover o acesso à assistência técnica de qualidade aos agricultores familiares baianos, com gestão e controle social.

O Consórcio Portal do Sertão participa das discussões com a participação ativa das equipes de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) e Sistema de Inspeção Municipal (SIM/Suasa). Para o secretário executivo do Consórcio, Noel Barbosa, é importante participar da construção coletiva de um meio rural mais justo e acolhedor. Na oportunidade, o Consórcio parabenizou ao secretário Jerônimo Rodrigues (SDR), pela realização da Conferência e por manter-se sempre atento a agricultura familiar do estado da Bahia.

Por sua vez, o secretário Jerônimo ressaltou a importância do controle social na formulação das propostas para promoção do desenvolvimento rural. “O papel da Conferência é formular propostas coletivamente, enxergando que o foco é o desenvolvimento rural como o todo, onde a Assistência Técnica e Extensão Rural é uma ferramenta tão importante quanto acesso ao crédito, mercados institucionais de comercialização, acesso a água e reforma agrária. Ações que em conjunto constroem um meio rural mais forte e produtivo”, avaliou.

As Conferências estão sendo realizadas em todos os Territórios de Identidade do Estado, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). A etapa territorial é obrigatória para a realização da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (CEATER), que antecede de 6 a 8 de abril, em Salvador.