Postado em 18/02/2016

Consórcio Portal do Sertão participa de reunião para apresentação dos Consórcios Públicos de Saúde

Prefeitos, vice-prefeitos e representantes de municípios da região de Feira de Santana, participaram na tarde desta quarta-feira (17) de uma reunião, no auditório do Hospital Estadual da Criança (HEC), para apresentação detalhada da implantação e funcionamento do Consórcio Público de Saúde.

Durante o encontro, o Coordenador dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela, explicou e tirou dúvidas sobre a operação da parceria aos presentes. Caso seja implantada, a policlínica será construída em Feira e atenderá 28 cidades da região. Neste modelo de parceria, o Governo do Estado financia 40% do custeio do consórcio e os 60% restantes é rateado pelos municípios consorciados, proporcionalmente à população.

Participaram da reunião o prefeito de Irará e presidente do Consórcio Portal do Sertão, Derivaldo Pinto; o prefeito de Anguera, Mauro Vieira; o vice-prefeito de Santa Bárbara, EdifrÂncio Oliveira, além de prefeitos e representantes de Capela do Alto Alegre, Conceição do Jacuípe, Ichu, Mundo Novo e Nova Fátima, que assumiram o compromisso de analisar a proposta. O deputado estadual José de Arimateia também participou da reunião.

Consórcio Público de Saúde

O modelo de Consórcio Público de Saúde é voltado para a ampliação e descentralização de serviços de saúde e reequilíbrio financeiro dos municípios. O objetivo é que as pessoas não precisem mais se deslocar para a capital a fim de fazer exames, mas que eles sejam realizados nas diversas regiões do estado. As policlínicas oferecem consultas médicas em diversas especialidades, exames de imagem, serviços de apoio diagnóstico e pequenas cirurgias.

Na Bahia, já foram formados quatro consórcios: nas regiões de Teixeira de Freitas, com 13 municípios; Jequié, formado por 16 municípios; Irecê, com 18 municípios; e Paulo Afonso, com nove municípios.

Com informações Ascom Dep. Zé Neto