Postado em 09/06/2015

Uma comitiva do Governo do Estado do Tocantins visitou na última terça-feira (09) o Consórcio Portal do Sertão, para trocar experiências e conhecer de perto a estrutura e as ações executadas pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável. O secretário de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação do Tocantins (Sedruh), Aleandro Lacerda, e demais integrantes do grupo, estiveram reunidos com o Secretário Executivo, Daniel Moreira, e equipe técnica do Consórcio, onde lhe foram apresentados os processos técnicos e administrativos para implantação de uma entidade desta natureza.

A comitiva visitou ainda exemplos de experiências práticas executadas pelo Consórcio no Território, como as Tecnologias Sociais para armazenamento de água (Projeto Cisternas) e a construção de casas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), ambas no município de Santa Bárbara, a 34 km de Feira de Santana.

Segundo o secretário Aleandro, a indicação do Portal do Sertão, como modelo de Consórcio a ser visitado partiu do Banco Mundial (Bird), que o considera uma referência neste campo da gestão pública. Para o secretário, esta é uma saída que se apresenta viável para a gestão pública, ainda mais importante neste momento de dificuldade financeira que estados e municípios enfrentam. “Ficamos muito feliz em conhecer o Consórcio Portal do Sertão e perceber a qualidade técnica dos trabalhos executados. É esta inclusão, otimização de recurso e agilidade de execução das políticas públicas que queremos levar para o Tocantins. Voltamos muito otimistas, toda a equipe do Consórcio está de parabéns”, enfatizou.

O diretor do Escritório de Projetos e Captação de Recursos da Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan-TO), Maurício Fregonesi, parabenizou o Consórcio pela organização. “A visita foi de grande valia e aprendizagem para o Estado do Tocantins. Temos certeza que esta será a primeira de muitas visitas de intercâmbio que manteremos“, ressaltou.

Além do Secretário da Sedruh, a comitiva foi integrada pelo superintendente do Gabinete de Gestão do Desenvolvimento Regional da Sedruh, Jorge Mendes; o chefe da Assessoria Jurídica da Sedruh, Adriano Hermano Lage; e o gerente de Estudos e Projetos da Seplan-TO, Raimundo Nonato Casé de Brito.