Postado em 28/08/2017

Visita à Biofábrica de Cacau em Ilhéus.

O Consórcio Portal do Sertão e representantes dos municípios consorciados estiveram reunidos, nos dias 24 e 25 do corrente mês para realização de uma visita à Biofábrica de Cacau, localizada na cidade de Ilhéus, no estado da Bahia. O intuito da visita é agregar conhecimentos sobre a produção de mudas, entendendo o quanto as mesmas podem ajudar a fomentar e fortalecer a agricultura dos municípios com mudas de qualidade e resistentes à pragas.

A Biofabrica é uma organização social vinculada ao governo do estado, que tem com o objetivo a multiplicação e distribuição de mudas em larga escala com alto valor agronômico. O instituto tem uma grande variedade de mudas, dentre elas o cacau, mandioca, abacaxi, banana, ipês, urucum, jatobá, ingá, leucena, mogno africano entre outras espécies. Estas após saírem do laboratório e ter um teor de desenvolvimento em tubetes são direcionadas à rocamboles que suportam em media de 50 mudas. Em seguida, essas mudas são separas para distribuição. As mudas podem ser usadas para agricultura familiar em escala industrial, para recuperação de áreas degradadas entre outras finalidades.

Estavam presentes, o secretário executivo do Portal do Sertão, Noel Barbosa e equipe, o vice-prefeito e secretario de agricultura de Terra Nova, Eduardo Vinhas, acompanhado do técnico Carlos Henrique, os secretários de agricultura dos municipios de Conceição da Feira, Julimàrio Cerqueira, Santonópolis, Jonathas Valverde, Conceição do Jacuipe, Gilvan França, Água Fria Marivaldo de Souza, Irará, Reinaldo Barbosa, Antonio Cardoso, Valdir Rodrigues, Ipecaetá, Tania Maria, a secretária de meio ambiente de Conceição do Jacuipe Olivia Brito e o coordenador geral de agricultura de Amélia Rodrigues José Alexandre.