nossas
redes

Facebook Instagram WhatsApp

projeto

PROJETO CISTERNAS

PROJETO CISTERNAS

Captação de Água para Consumo Humano no Território Portal do Sertão (Primeira Água)

O Projeto é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Consórcio Portal do Sertão, e tem como objetivo a garantia do acesso à água de qualidade às famílias de baixa renda da zona rural dos municípios consorciados, através da construção de cisternas de placas para a captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida a essas famílias.

Cada cisterna tem capacidade de armazenar 16.000 litros de água, tendo como sistema de captação o telhado da própria residência da família, suprindo dessa forma as necessidades do uso doméstico durante os períodos de estiagem. A meta é Universalizar o acesso à água nos respectivos municípios, garantindo, além da água de qualidade, a melhoria da segurança alimentar e nutricional das famílias.

Novas Tecnologias para a Convivência com o Semiárido (Segunda Água)

O Projeto tem como objetivo utilizar a água das chuvas, e outras fontes hídricas locais, na implementação de estruturas voltadas à produção de alimentos e geração de renda para agricultores e agricultoras familiares dos municípios que compõem o Consórcio Portal do Sertão.

As Famílias serão beneficiadas, através da construção de cisternas calçadão, com capacidade para armazenar 54 mil litros de água; barreiros trincheira e barragens subterrâneas. Com essas ações pretendemos colaborar na emancipação econômica das famílias, contribuindo para minimizar os efeitos da seca, possibilitando a permanência em seus locais de origem, garantindo alimentação de qualidade, e em quantidade suficiente para o seu sustento.

Cisternas nas Escolas – Terceira Água

O projeto propõe a implementação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano ou para a produção de hortas em escolas municipais da zona rural do Semiárido brasileiro.

O Projeto Cisternas, por meio dos programas Primeira, Segunda e Terceira Água disponibilizará a entrega de diversas tecnologias para os agricultores/as familiares que compõem a região dos municípios consorciados. As três iniciativas integram o Programa Água para Todos, concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e o uso da água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.